Descubra os benefícios do banho de ofurô para bebês


Provavelmente, você já viu bebês dormindo dentro da água, não é mesmo? Sabia que esta sonolência não é o acaso, mas sim, técnica?


Pois é, a técnica milenar chamada banho de ofurô que nasceu na China era um ritual de purificação sendo trazida ao Brasil pelos japoneses. Entretanto, a prática direcionada aos bebês foi criada, na Holanda, por obstetras e parteiras, em 1997, com o objetivo de acalmar bebês prematuros.


A prática deu tão certo que se espalhou pelo mundo e, hoje, é utilizada por profissionais da saúde, pais e responsáveis que querem tranquilizar seu bebê. Ao longo deste artigo você entenderá qual a finalidade do banho de ofurô para adultos e bebês, como fazê-lo e quais os benefícios.


Boa leitura!


Para que serve o banho de ofurô?

O banho de ofurô é indicado para o relaxamento do corpo e da mente. A prática milenar, que teve origem na China e se espalhou por todo o mundo, tem a função de desinchar os músculos, melhorar o sono e reduzir problemas de saúde, como:


  • Pressão alta

  • Problemas no intestino

  • Rins

  • Artrite

  • Reumatismo


Além disso, auxilia na circulação sanguínea e na desintoxicação da pele. Para uma melhor experiência, é recomendado que o banho de ofurô seja feito com flores ou óleos essenciais. E também, na companhia, de sons relaxantes para que todos os sentidos sejam explorados e a sensação de bem-estar seja plena.


Na técnica de ofurô, a temperatura da água também é fundamental, pois, é ela quem irá determinar o resultado da prática terapêutica. Por exemplo, se você optar por água fria, seu metabolismo será estimulado, haverá redução de irritabilidade e maior imunidade. Por outro lado, a água quente é usada para o relaxamento, diminuindo dores musculares causada pela prática de exercícios intensos.


É importante ressaltar que para ser considerado banho de ofurô, a banheira deve ter, pelo menos, 60 cm de profundidade. Dessa forma, a sua coluna ficará totalmente de baixo da água, e o corpo, em posição fetal. O objetivo é que você “retorne” ao útero materno.


Qual a finalidade do banho de ofurô para o recém-nascido?

É natural que, ao nascer, o bebê fique agitado, com dificuldades para dormir ou chorando muito. Acontece que, dentro do útero, o bebê está em um local seguro, com temperatura e luz adequadas e não existe esforço para se alimentar ou manter-se vivo, fora dele, o bebê sofre com as dores do desenvolvimento.


Por essa razão, o banho de ofurô para bebês é altamente recomendado por obstetras e pediatras. No parto humanizado, por exemplo, as enfermeiras fazem a prática 6h após o nascimento do bebê.


A especialista Tatiane de Souza, chefe do Centro de Saúde Samambaia, do Distrito Federal, nos conta quais os benefícios do banho de ofurô para o recém-nascido: “Quando a gente está atuando com esse neném, a gente percebe que há uma diminuição grande das cólicas e há uma diminuição também no estresse desse recém-nascido. Traz relaxamento e traz benefícios na respiração.”


No Rio de Janeiro, uma equipe de enfermagem foi treinada para aplicar a técnica em recém-nascidos, do alojamento conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Os bebês escolhidos foram os mais agitados, com um alto teor de irritabilidade, problemas digestivos ou com dificuldades de amamentação. A equipe identificou que, minutos após a imersão, os recém-nascidos paravam de chorar e adormeciam. Em alguns casos, houve a eliminação do mecônio, material fecal expelida pelo bebê até 12h após o nascimento.

Como dar banho de ofurô em bebês?

Primeiramente, é fundamental que os pais comprem um ofurô específico. Baldes ou bacias, além de escorregar, tem substâncias tóxicas que prejudicam à saúde da criança. Em seguida, certifique-se que a água esteja em 37 °C, temperatura do útero materno.


Preencha o ofurô com água pura sendo, de sete a oito dedos ou até chegar aos ombros do bebê. Coloque-o sentado, de maneira que o bumbum fique encostado na parte inferior da bacia, os bracinhos também devem ficar submersos. O único membro que ficará para fora da água é a cabecinha, onde você deixará os polegares abaixo do queixo para mantê-lo firme.


O período para deixar seu bebê no ofurô pode variar dependendo do relaxamento. Porém, o recomendado é até 15 minutos. Evite usar óleos essenciais. Não utilize o balde para outros fins para evitar contaminação e, principalmente, faça o banho de higiene antes do ofurô. Para os recém-nascidos, use o ‘charutinho’ para deixá-los firmes, porém, não aperte muito. O objetivo é deixar o corpo do bebê livre.


Benefícios do banho de ofurô para os bebês

Como falamos anteriormente, o banho de ofurô traz a sensação de relaxamento e segurança ao bebê. Entretanto, existem outros motivos essenciais para você começar a prática com a sua criança hoje mesmo


São vários os motivos que fazem o bebê não dormir a noite, ou dormir pouco. Ansiedade da separação, crescimento, fome… enfim, independentemente do motivo, o banho de ofurô auxilia na qualidade do sono do seu bebê, permitindo que ele durma mais e melhor. Além disso, ele também ativa a circulação do sangue, estimula o sistema nervoso e os movimentos psicomotores.


O banho de ofurô pode ser dado até os 2 anos com peso acima de 1,2 kg, e pode ser feita em dupla, ou individual. Se optar por fazer sozinha, recomendamos que a prática seja feita com a toalha ao lado para facilitar a retirada do bebê da bacia.



O banho de ofurô é uma prática que auxilia no relaxamento da mente e do corpo, combate doenças, regula o sono e alivia o estresse. Pode ser utilizadas em clínicas de relaxamentos ou em casa e tem o objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito do indivíduo.


Ao utilizar a técnica em bebês, é fundamental que o cuidador perceba suas reações antes de promover a intervenção. Por exemplo, verificar respiração, pulso, inquietação ou se o bebê coloca as mãos no rosto.


Vera Regina Waldon, Dra. em educação em enfermagem, no livro O cuidado humano: o resgate necessário, ressalta a importância de unir respeito e habilidade: “Não basta um atendimento carinhoso e respeitoso, é necessária uma conjugação entre a habilidade técnica e esses conceitos, pois a segurança que o profissional conquista advém do seu desempenho nas atividades técnicas aliadas às expressões de interesse, consideração, respeito e sensibilidade demonstrada na atuação.”


A Hidrocia conta com produtos de qualidade e uma equipe especializada para instalar o seu ofurô, seja na sua clínica ou em casa. Entre em contato conosco através desse link e verifique nossas condições. E não esquece de compartilhar este conteúdo com aquela sua amiga mãe, hein?



3 visualizações0 comentário