top of page

Por que ter uma hidromassagem em casa?


Engana-se quem acredita que ter uma banheira de hidromassagem em casa é apenas um artigo de luxo.


Utilizada para fins terapêuticos, a hidromassagem é fonte de saúde e bem-estar. Responsável pela ativação da circulação sanguínea, ficar submerso por 20 minutos é o suficiente para você obter a sensação de leveza e tranquilidade, melhorando o sono e reduzindo o estresse.


Além disso, a prática pode ser utilizada para fins medicinais como a fisioterapia de atletas e idosos. Manter-se submerso à água quente, em no máximo 40.º, auxilia no tratamento de lesões na musculatura, e também, na promoção do equilíbrio.


E ainda, você tem ou conhece alguém que tenha diabetes tipo 2? Sabia que o banho de hidromassagem reduz o açúcar no sangue? Os vapores possuem efeito descongestionante, limpando as vias aéreas. Conforme especialistas, o uso diário da hidromassagem diminui a dependência da insulina pelos portadores de diabetes.


Durante a leitura deste artigo você conhecerá mais sobre os benefícios da hidromassagem no corpo e na mente. E ainda, como higienizar sua banheira e quanto tempo podemos ficar submersos.


Boa leitura!



Benefícios da hidromassagem para a saúde

Médicos e especialistas recomendam o uso da hidromassagem para pessoas de todas as idades devido os benefícios que a prática traz para a saúde física e mental. A terapeuta Catharina Walzberg, revela como a hidromassagem age em nosso organismo:


“A hidromassagem ativa a circulação, os turbilhões atingem várias partes do corpo. A coluna vertebral, os pés, as pernas, os quadris e as mãos, e, quando você sai de lá, você se sente perfeitamente irrigado, o corpo inteiro, por igual. É completamente relaxante.”


Conheça agora algumas doenças das quais a hidromassagem auxilia no tratamento.


Osteoporose

Uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Fisioterapia com 50 idosos acima de 60 anos, da Associação de Idosos do Brasil (AIB) em Goiânia, concluiu que idosos que realizam práticas terapêuticas com hidromassagem, em especial a hidroterapia, reduzem o nível de fraqueza dos ossos após a 12.ª semana, restabelecendo o equilíbrio, evitando quedas e fraturas.


Tratamento de lesões musculares

Você é do tipo que gosta de fazer academia? Então, saiba que um banho de hidromassagem após o treino auxilia na regeneração muscular, aliviando as dores. Vale ressaltar que, para este objetivo, a temperatura da água deve ser de 36.º a 40.º. Temperaturas mais baixas aceleram o metabolismo.


Reduz o estresse e a ansiedade

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, existem cerca de 19 milhões de pessoas sofrendo com ansiedade. Um banho de imersão, por apenas 20 minutos, auxilia no tratamento psicológico convencional, isso porque, os jatos de água quente estimulam a liberação de endorfina — o neurônio do prazer e bem-estar.


Limpeza de pele

Quem não quer ter uma pele sempre jovem, não é mesmo? A água quente da hidromassagem abre os poros da pele, limpando-os das impurezas. Além de eliminar as células mortas, contribuindo com a renovação da pele.


Desincha pés e pernas

Trabalha muito tempo na mesma posição? Então, provavelmente, ao chegar em casa, você sente seus pés e pernas inchados e doloridos, certo? Pois, saiba que a hidromassagem auxilia na desinchação causada por problemas na circulação do sangue, e também, pela retenção de líquido.


Quanto tempo posso ficar na banheira de hidromassagem?

Segundo especialistas, o tempo ideal para ficar submerso em uma banheira de hidromassagem é até 20 minutos. O Doutor Lucas Fustinoni explica que, ficar muito tempo na água quente, retira a oleosidade natural da pele, além de causar inflamações. O médico também adverte sobre pele oleosa:


“A água muito quente pode estimular a glândula sebácea a produzir mais sebo. Então, a pessoa vai ficar com a pele seca por um momento, e depois a glândula vai produzir sebo em excesso, piorando o problema de oleosidade.”


Além disso, ficar muito tempo embaixo d’água causa desidratação, por isso, recomendamos levar sempre uma garrafa com água para o seu banho de hidromassagem.


Como limpar a banheira de hidromassagem?

  • A banheira deve estar cheia com água quente, de modo que todos os jatos fiquem submersos

  • Acrescente duas colheres de detergente neutro. Em seguida, ligue os jatos por 15 minutos

  • Ao final, esvazie a banheira, por completo, e enche-a novamente com água fria.

  • Novamente, acione os jatos por mais 15 minutos para se certificar de que não ficaram resíduos de detergente nos canos

  • Esvazie a banheira de hidromassagem. E está pronta!


Salientemos que, devido às particularidades da hidro, utilize apenas esponjas macias, evite usar as de aço, e, jamais coloque água sanitária ou soda caustica na sua banheira. E ainda, a manutenção da sua hidromassagem deve ser feita uma vez a cada quatro meses para evitar problemas com a temperatura da água, por exemplo.




As banheiras estão na casa das pessoas desde as primeiras civilizações. Na Grécia, os gregos utilizavam bacias para banhos públicos, com a evolução, ralos foram incluídos para a escoação da água.


No ano de 1800, as primeiras banheiras de ferro eram utilizadas pelos nobres, o que hoje, conhecemos como banheiras retrô ou vintage. Da viação, à agricultura, à hidroterapia, os irmãos Jacuzzi, em 1956, criaram uma bomba de hidroterapia portátil a qual venderam para hospitais e escolas. Anos depois, uniram a bomba ao banho, e assim nasciam as primeiras banheiras de hidromassagem.


Foi um longo caminho para chegarmos à hidromassagem que conhecemos hoje. Com a evolução tecnológica, acessórios foram inclusos para aumentar a sensação de bem-estar, enquanto a medicina integrativa e convencional incluíram a prática em suas atividades, contribuindo diretamente com a saúde física e mental do ser humano.


Há 20 anos, nós, da Hidrocia, trabalhamos com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Sendo assim, contamos com uma equipe técnica especializada e altamente treinada para instalar e fazer a manutenção da sua hidromassagem. E ainda, trabalhamos com materiais de qualidade para manter a sua segurança e sem cobrar nada a mais por isso,


Entre em contato conosco e verifique agora mesmo as nossas condições. Se você gostou deste conteúdo, não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.








34 visualizações0 comentário
bottom of page